Páscoa traz oportunidades para empreendedores sazonais

A tradição pascoal no Brasil traz o almoço com peixes, frutos do mar e vinho e a troca de ovos de chocolate entre os familiares. As crianças costumam ser as mais beneficiadas com o mimo. Tradicionalmente, esse não costuma ser um item barato, principalmente pela lei da oferta e da procura e pelos atrativos que vão além do chocolate, como os tão esperados brindes.

Vendo na celebração um caminho para fazer uma renda extra, muitas pessoas investem seu tempo e dinheiro na preparação de produtos mais em conta em relação aos vendidos pelas grandes marcas, associando a fabricação dos ovos de páscoa com o dia a dia. Este é caso de Fábia Lima, que há mais de 4 anos aproveita a Semana Santa para lucrar com a criatividade. “Como sou mãe em tempo integral agora, me ajuda nas despesas do dia a dia e a complementar com a renda do meu esposo”, diz.

Fábia seguiu os passos de muitas outras empreendedoras do ramo, utilizou o dom para fazer doces, que já era conhecido pela família, para obter uma renda. Ela uniu seus conhecimentos aos compartilhados por outras pessoas na internet e arriscou. “Não estava trabalhando e vi os ovos como uma oportunidade, a primeira Páscoa não foi tão boa, foi algo mais para família e alguns amigos. No segundo ano foi algo melhor. A cada ano vem sendo melhor, as pessoas vão conhecendo e divulgando”, lembra Fábia. Os ovos feitos por ela são vendidos a partir de R$15, pela internet e WhatsApp.

De acordo com o  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os empreendimentos sazonais, (que ofertam produtos e serviços só em um período do ano) trazem oportunidades, mas precisam entender as necessidades do consumidor. Para isso, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, para avaliar o que pode ser oferecido de diferencial para os clientes. Foi o que Fábia Lima fez. Ela trouxe para 2019 um ovo com casca de Brownie. “No começo foi complicado, mas fui atrás de alguns vídeos. Esse ano estamos com 50% a mais que o ano passado, algumas ainda para confirmar, mas estamos bem empolgados”, conta.

As encomendas para a Páscoa de 2019 já estão esgotadas, mas durante todo ano Fábia recebe encomendas de bolos na página do Instagram (@donabinhadoces). “Fazemos bolos com pasta de leite ninho, bolos no acetato, cupcakes, pirulitos de chocolate e doces tradicionais e alguns gourmet”. Uma coisa boa nas vendas da empreendedora este ano foi uma campanha para doação de ovos para crianças carentes, que teve seu objetivo cumprido.

 

*Por Marcele Lima

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.