Os benefícios de treinar para processos seletivos de estágio

Preparar um currículo, participar de dinâmica de grupo e entrevista individual são, geralmente, as etapas encaradas por aqueles que desejam uma vaga no mercado de trabalho. Está preparado para participar, muitas vezes, de uma maratona de testes é fundamental para demonstrar aptidão e segurança nas seletivas de empresas cada vez mais exigentes.

Desde a criação, o Núcleo de Trabalhabilidade, do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), promove iniciativas que ajudam os estudantes da instituição a sanar algumas dificuldades durante a participação em seleções. Por meio de um levantamento, realizado por questionário online com os discentes, o núcleo planeja oficinas e palestras com os diversos temas para suprir deficiências e necessidades.

A analista de carreiras do Núcleo de Trabalhabilidade, Hosana Pereira, salienta a importância de treinamento para processos seletivos de estágio, que vai desde a preparação de um currículo atrativo até noções de dinâmicas corporativas. “As instituições também devem auxiliar os alunos neste momento de busca por um estágio. Através de uma pesquisa online, sabemos quais discentes estão fora do mercado e quais são as principais dificuldades. Além disso, também mantemos o contato com algumas corporações que possuem vínculo com a instituição para traçar estratégias, por meio de oficinas e palestras, as quais vão ajudar os candidatos nas seleções”, explica.

Em entrevista ao LeiaJá, Hosana pontuou alguns aspectos, os quais candidatos devem estar preparados. Entre eles, a analista de carreiras salientou que saber construir um currículo atrativo chama atenção das empresas contratantes. “Ter um currículo bem elaborado é importante. Além disso, algumas corporações exigem um currículo Lattes – plataforma que contém registros de acadêmicos e pesquisadores do Brasil -, entretanto, alguns candidatos desconhecem o documento”, frisa.

Um outro ponto sinalizado pela especialista é preparar-se para as dinâmicas propostas pela corporação. “Saber passar por essa fase, que a dinâmica de grupo com a presença do recursos humanos, é muito importante. Os estudantes, principalmente aqueles que estão em busca do primeiro estágio, nunca passaram por isso e desconhecem estas dinâmicas. Ter uma noção desses processos é uma oportunidade de encará-los com segurança”, observa.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.