Confira 5 pontos que recrutadores analisam nas entrevistas

Entrevista de emprego

Quando se busca uma oportunidade de emprego, há uma série de fases, durante os processos seletivos, pelas quais os candidatos passam. Entre elas, existe a entrevista. Podendo ser realizada presencial ou online, ela é considerada por profissionais de recrutamento uma das etapas decisivas na seleção. Nela, os profissionais são avaliados através do comportamento corporal e desenvoltura nas respostas aos questionamentos desenvolvidos pelos recrutadores.

“Durante a entrevista, os selecionadores visam colher informações importantes que auxiliam na identificação do candidato com a vaga e empresa. Identificamos pontos como as competências e história do candidato. Por se tratar de uma etapa de extrema importância, o interessado deve ser sincero”, explica Sérlica Maia, analista de RH da JBV.

Reconhecer as abordagens que serão desenvolvidas durante a entrevista pode ajudar o candidato. É preciso estar atento às respostas aos questionamentos. De acordo com Alissandra Oliveira, profissional de RH da MSA, não existe fórmula exata de pergunta. “O desenvolvimento da entrevista será ditado de acordo com a postura do candidato. Mas, acima de tudo, tudo será desenhado a partir do cargo pretendido. Há uma abordagem diferente para cada vaga”, ressalta.

As ditas “perguntas chave” estão caindo em desuso, como “quais são seus pontos positivos ou negativos”. A consultora de seleção da Luandre RH, Alessandra Ribeiro, destaca que novos modelos defendem a contextualização na abordagem. “Existem casos em que é necessário identificar a partir de uma experiência antiga do candidato. Cabe ao selecionador formular perguntas estratégicas para retirar as informações necessárias”, conclui.

As profissionais detalharam em entrevista ao LeiaJá quais seriam essas informações e pontos importantes que, normalmente, os recrutadores visam identificar durante a entrevista. Elas também destacaram qual é a postura correta dos candidatos frente aos questionamentos.

1 – Pretensões

Reconhecer quais são as necessidades e interesses do candidato frente à vaga pode ser a primeira etapa durante a entrevista. Nesse momento, os selecionadores visam relacionar as expectativas em relação à contratação e atividades na empresa. “Desenhamos uma projeção do candidato na empresa. É importante visualizar o seu interesse e instiga em participar do quadro de funcionários da empresa e como ele visualiza seu futuro na companhia”, destaca Sérlica.

2 – O candidato

Nesse momento os valores e crenças são avaliados. São analisadas as informações relacionadas à figura pessoal do candidato. “Através de perguntas estratégicas vamos identificando quais são esses pontos. O principal é visualizar se batem ou não com o da empresa”, argumenta Alessandra Ribeiro.

3 – O profissional

Com o reconhecimento de valores e crenças pessoais, a partir de agora são desenvolvidas perguntas que visam identificar as competências profissionais dos candidatos. De acordo com Alessandra, cada vaga necessita de uma habilidade diferente. “Precisamos identificar quais são os pontos positivos e negativos desse profissional e a sua relação com a oportunidade, resgatando aspectos importantes da carreira como base na construção dessa ideia”, explica a consultora.

4 – Experiências

Reconhecendo por quais caminhos o profissional trilhou, os recrutadores visam pontuar como essas experiências podem somar e acrescentar na hora de ocupar a nova vaga. “Questionamos muito sobre quais foram as atividades, como foi o processo diário na empresa e os desafios e tarefas desempenhadas”, exemplifica Alissandra Oliveira.

5 – Formação

Na entrevista também é o momento de confirmar as informações colocadas no currículo e identificar a sua veracidade, além de tentar pontuar novas habilidades. “Não mentir é o segredo para o sucesso. Nesse ponto, vamos conhecer o candidato através dos pontos descritos no documento. As perguntas visam confirmar ou até mesmo colocar o candidato em situação de confronto aos dados informados”, diz Sérlica.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.