Precisa de um coach? Saiba como escolher profissional adequado

Procurar a ajuda de coach tem sido cada vez mais comum. Vindo da palavra em inglês, que significa treinador ou instrutor, o coach é visto como um profissional que ajuda pessoas a traçar metas e alcançar seus objetivos em determinadas áreas.

No país, a oferta de serviços de coach se multiplicou nos últimos anos. Para se ter uma ideia, o número de profissionais certificados nessa atividade subiu de 350, em 2009, para 1,1 mil em 2012, segundo pesquisa da consultoria PwC, que ouviu apenas as principais entidades formadoras.

A popularização do coach no mercado também diminuiu os preços na hora da contratação pelo serviço. Com isso, também cresceu o número de profissionais que buscam por conta própria especialistas para resolver problemas de carreira.

Essa ascendência, no entanto, fez também com que alguns oportunistas se considerassem capazes para a função, mesmo sem certificados ou reputação. Para que a escolha do profissional seja correta, separamos algumas dicas. Confira!

Peça indicação

Antes mesmo de escolher um profissional, é importante se informar com outras pessoas que já foram atendidas por ele. Verifique o que as pessoas dizem e procure, de preferência, pessoas de sua confiança para tal referência.

Avalie a experiência do profissional

Detalhes como se informar sobre o nível de formação profissional do coach, de que forma ele exibe seu trabalho, bem como suas áreas de atuação, são diferenciais na hora da escolha.

Esses são alguns dos mais importantes órgãos de coaching do mundo:

  • IOC (Institute of Coaching);
  • AC (Association for Coaching);
  • GSAEC (Graduate School Alliance for Education in Coaching).

Analise propostas

Antes mesmo de escolher o primeiro coach que aparece, é necessário avaliar pelo menos três profissionais e comparar as vantagens de cada um, agregadas ao seu objetivo. Pontos  como 1ª sessão gratuita, consulta de cases de sucesso e metodologia aplicada, são essenciais para escolher sem medo.

Lembre-se: o sucesso também depende de você!

De fato, um coach abre caminhos para novas possibilidades de resolução dos seus desafios. Mas esse trabalho não depende apenas dele. Ele irá contribuir no caminho em direção aos objetivos traçados, mas o trabalho deve ser feito por você. Cabe a você colocar em prática todas as instruções e procurar dentro de si dar o seu melhor e se superar cada vez mais.

Descubra também a diferença entre coach e mentor!

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.