Prepare-se para as provas em cinco passos

ProvasÉ chegada a metade do semestre e a primeira semana de provas já está bem próxima. Este é um momento que costuma causar apreensão nos estudantes, além de muita ansiedade. As avaliações podem ser menos preocupantes quando se está bem preparado para elas. Fizemos uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a passar por este período sem maiores estresses e, ainda, garantir boas notas.

1 – Prepare-se para estudar

O ideal é manter um ritmo de estudos desde o início do semestre letivo. Mas, dias antes das provas, você pode montar um esquema especial para aprofundar o seu estudo. Reúna apostilas, livros, materiais oferecidos pelo professor e todo e qualquer recurso que possa te ajudar neste momento. Deixe tudo sempre à mão para facilitar na hora de sentar e revisar a matéria. Um ambiente silencioso e tranquilo para fazer isso também é indicado.

2 – Portal virtual

As instituições de ensino costumam manter um portal virtual para os alunos. Nele, os professores sobem materiais de apoio e dicas de bibliografia, entre outros itens que podem te ajudar. Certifique-se de ter acesso a todos eles para não deixar escapar nenhuma parte das matérias.

3 – Exercícios

Simular alguns testes e exercitar toda a teoria estudada pode ser bem útil. Você estará se preparando para responder questões e pode até treinar o tempo de resposta para as provas, cronometrando enquanto ‘treina’. Isso lhe dará agilidade para otimizar seu tempo no dia da prova.

4 – Saúde

Cuidar da saúde é importante para manter-se bem e disposto no dia das avaliações. Tente manter uma rotina de sono, para estar sempre descansado – não adianta virar noites estudando para compensar qualquer atraso e ficar com baixa energia no dia seguinte. Também fique atento à alimentação, sobretudo momentos antes da prova. Com a saúde em dia seu rendimento certamente será melhor.

5 – Treine seu poder de concentração

Estar concentrado no momento da avaliação pode te ajudar a resolver as questões com clareza. Lembre-se de ler atentamente as instruções, levar tudo o que for necessário – documentos, canetas e outros objetos importantes. Procure responder primeiro as perguntas mais fáceis e deixe mais tempo para as mais difíceis, ou ainda, para a redação.

Gostou das dicas? Conta pra gente o que você costuma fazer para se dar bem nas provas.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.