Quais habilidades da inteligência emocional chamam mais a atenção dos empregadores?

aperto-de-maoA capacidade de desenvolver a inteligência emocional tem sido de grande importância no mercado de trabalho, desde os primeiros estudos publicados sobre o tema pelo psicólogo PhD. Daniel Goleman em 1995, em sua obra intitulada Inteligência Emocional.
É bem verdade que tanto a habilidade técnica, quanto a comportamental são importantes para o sucesso na carreira de qualquer profissional, e cada vez mais o mercado de trabalho global vem exigindo mais dos candidatos a vagas de empregos.
Há pouco tempo ser um especialista de qualquer área técnica garantia ao profissional um lugar no competitivo mercado de trabalho, hoje isso não é mais suficiente, sendo exigidas outras competências, dentre elas a capacidade de relacionar-se bem no ambiente de trabalho e acadêmico.
O alto desempenho na vida acadêmica é de extrema importância, mas no mercado atual, os melhores empregadores estão em busca de um plus: querem profissionais graduados e com habilidades interpessoais bem desenvolvidas. Nas grandes organizações estão acrescentando testes de inteligência emocional em seus processos seletivos.
Pense como anda a sua inteligência emocional e responda essas perguntas:
• Você costuma estar consciente de seus sentimentos?
• Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças?
• Consegue lidar bem com suas emoções negativas?
• Consegue se adaptar com facilidade a mudanças?
• Você mantém o foco em seus objetivos?
O ideal é que as respostas sejam “sim” para todas essas perguntas.

A inteligência emocional não acontece de fora para dentro e sim de dentro para fora e também não está atrelada à experiência profissional. As competências de inteligência emocional podem ser aprendidas e aperfeiçoadas, tudo depende de sua escolha e disposição em desenvolvê-las, e o autoconhecimento irá ajudá-lo a refletir sobre o conjunto de forças e limites pessoais.
E os melhores empregadores do mundo não são apenas os mais exigentes, mas também estão em busca dos melhores profissionais que também possuam a inteligência emocional bem desenvolvida.
Para garantir sua empregabilidade no mercado de trabalho é preciso ter foco no desenvolvimento sólido e consciente de suas habilidades relacionais e aplicá-las em seu dia a dia.

Comece já sua jornada de autoconhecimento!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.