Qual a hora certa de procurar um emprego?

Conseguir uma entrevista de emprego em um mercado de trabalho tão competitivo é um passo fundamental para ir em direção a tão sonhada carteira assinada. As pessoas normalmente utilizam diversos caminhos para buscar uma vaga, mas, às vezes, podem estar cometendo erros que prejudicam sua imagem profissional perante o mercado.

Entre os erros mais comuns que devem ser evitados estão enviar o currículo diversas vezes para a mesma empresa somente para chamar a atenção do recrutador – o que não é recomendado, pois mostra uma imagem de desespero e ansiedade. Além disso, também podem ser elencados ocultar, mentir ou distorcer informações sobre o perfil do profissional.

Para se dar bem, é importante manter o currículo atualizado, buscar vagas de trabalho pessoalmente ou através de sites de emprego e fazer cursos de aperfeiçoamento para se manter atualizado no mercado. 

Ainda assim, sabemos que não é tão simples quanto parece. Por isso, entrevistamos Mychele Patricia de Barros, 37, especialista em gestão estratégica de pessoas, sobre a pergunta que não quer calar: Qual é a hora certa de procurar um emprego?

Obtivemos várias dicas. Veja abaixo:

Qual seria a melhor hora de se procurar um emprego?

A melhor hora de procurar emprego é quando ainda estamos empregados. Se você não está satisfeito com seu emprego atual, talvez seja o momento de buscar novos desafios, porém é extremamente importante tratar todo esse processo com ética e profissionalismo, assim você deixa as portas abertas para um eventual retorno.

O que as pessoas devem fazer para conseguir uma vaga?

Para conquistar a vaga de emprego que você deseja existem alguns passos que precisam ser trabalhados: 

  • Não espere as oportunidades caírem do céu, mantenha-se sempre atualizado com o que o mercado de trabalho está exigindo;
  • Busque empresas com as quais se identifique, já que o trabalho deve ser como um relacionamento, a escolha deve ser tanto por parte da empresa como do funcionário;
  • Revise seu currículo, mantenha-o atualizado e o mais claro e objetivo possível;
  • Se prepare para o processo seletivo, pesquise sobre a empresa, seja você mesmo e controle a ansiedade. 

O que uma que está fora do mercado há um bom tempo precisa para conseguir um emprego?

Aproveite o tempo livre para se qualificar e busque o autoconhecimento. Fique por dentro do que está acontecendo na sua área de atuação, considere a possibilidade de seguir novos caminhos profissionais. Hoje, a trabalhabilidade vem mostrar como podemos ser protagonistas da nossa carreira, nos colocando além do emprego.

Mercado de trabalho

Questionada sobre como anda o mercado de trabalho, Ana Cláudia Arruda, economista, doutora em Desenvolvimento Urbano e Presidente do Corecon PE diz que, o emprego tem sido o principal problema da economia brasileira. “Temos hoje formalmente registrado 13 milhões de desempregados declarados. Isso sem contabilizar os que se dizem microempreendedores que em geral são pessoas sem segurança econômica e sem estabilidade. Ainda estamos crescendo a voo de galinha, a partir de uma base deprimida. O problema do mercado de trabalho é gravíssimo e ainda não temos sinalizações positivas de reação sustentável”, conclui a especialista em economia. 

Sites de emprego

Para os que procuram uma vaga no mercado de trabalho, saber procurar as melhores oportunidades em plataformas que oferecem esse serviço é fundamental para não perder tempo. Por isso, listamos alguns sites para quem busca por uma vaga de emprego.

  • Catho 

O objetivo principal é facilitar as contratações, o site funciona como um canal entre os candidatos que buscam novas oportunidades e as empresas e consultorias de RH que buscam candidatos.

  • Vagas

Empresa brasileira de desenvolvimento e licenciamento do software, utilizado pelas empresas na gestão de seus processos seletivos. Utilizam os softwares da companhia para gerir seus processos de seleção e utilizam o banco de currículos do VAGAS.com.br para buscar candidatos.

  • Cia de Talentos 

Plataforma com foco para quem busca vagas de estágios e de trainee, oferecendo suporte ao longo de toda a candidatura. Oferece oportunidades internacionais, um diferencial para os jovens talentos que desejam conquistar vagas fora do Brasil.

  • LinkedIn 

Plataforma de networking profissional, cujas conexões visam contribuir com planos de carreira. Principalmente utilizada por profissionais com o intuito de apresentar suas aptidões, de uma forma que outros profissionais da mesma empresa possam endossar, dando credibilidade ao conteúdo.

  • SINE

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um órgão do governo federal do Brasil, coordenado pelo Ministério da Economia, por intermédio da secretaria especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

  • Infojobs

Uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos que oferece ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam o aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.