Quando inovar no currículo?

Imagem de uma mesa, mãos, um currículo e um notebook sobre ela.Bernardo acordou tarde numa quarta-feira. Desempregado há algumas semanas, estava usando o Facebook e deu de cara com uma matéria que prometia “10 formas criativas de fazer o seu currículo”. Entre as várias maneiras que estavam no texto, Bernardo viu um currículo em formato de barra de chocolate, um que era uma caixa de leite e outro que era mais tradicional, mas que era montado na diagonal.

Depois de tantas dicas e precisando de um emprego, Bernardo não sabe o que fazer. Ele tem que enviar um currículo na sexta para uma vaga que surgiu e não sabe se manda um tradicional ou prepara um nos moldes dos currículos “inovadores” que viu na internet. O que você faria no lugar de Bernardo? É melhor deixar o currículo mais simples ou apostar no inusitado?

Apesar de Bernardo ser nossa personagem, muita gente encontra-se que nem ele, na vida real: desempregada e cheia de dúvidas sobre qual a melhor forma de construir o currículo. Para ajudar a esclarecer essa dúvida, nós te mostraremos os prós e os contras de um currículo estilo “moderninho”.

Leia também: Cinco passos para seu currículo conquistar o recrutador

Sete dicas do que não se deve fazer no currículo

Não há uma resposta padrão, mas existem algumas coisas que devem ser levadas em consideração na hora de escolher qual o melhor tipo de currículo para você. Confira!

Considere o perfil da empresa

A primeira coisa que deve ser levada em consideração na hora de tentar inovar no currículo é o perfil da empresa que você pretende tentar uma vaga. Se a empresa tem um perfil conhecido por ser inovador e “fora da casinha”, um currículo em formato diferente talvez seja interessante para os recrutadores. Se a empresa for conhecida por sua tradição e renome no mercado, a aposta é em um currículo tradicional e objetivo. Entenda como criar um currículo objetivo.

Considere o perfil da vaga

Também é muito importante considerar o tipo de vaga que você deseja. Para vagas de publicidade e design de produtos, por exemplo, é interessante inovar porque é isso que a profissão pede todos os dias, novas ideias. Para um trabalho que pede que você seja organizado e mais tradicional não faz sentido você se apresentar enquanto pessoa que não segue padrões, justamente porque são os padrões que são valorizados em profissões mais analíticas e que trabalham diretamente com organização.

Considere o seu perfil

Não adianta nada um currículo ser inusitado e descontraído se você é uma pessoa mais clássica e que prefere manter os padrões. Pense no currículo como uma apresentação pessoal e faça ele refletir aquilo que você deseja transmitir a respeito de si mesmo.

Pense no recrutador e na plataforma de envio do currículo

Quando escrevemos qualquer tipo de texto devemos pensar no nosso leitor. Pense no recrutador como o leitor destinatário do seu currículo e sempre use a língua padrão para a escrita, a conhecida norma culta. Sem esquecer de ser objetivo. Pense em como ele vai receber esse material, se for por e-mail faça em um formato de página de leitura para mídia digital, um arquivo pdf em formato de uma tradicional folha de papel A4 e na vertical.

Jamais envie currículos na posição diagonal, nem em qualquer posição ou formatos que dificultem a leitura do recrutador. Se ele for receber o currículo fisicamente, você pode pensar em fazer alguma coisa mais inovadora, desde que sejam levados em conta os pontos abordados anteriormente aqui no post.

Depois dessas orientações basta que você avalie tanto a você quanto a empresa que deseja ingressar e aposte naquilo que melhor se encaixa para ambos os perfis. Depois é cruzar os dedos e esperar que o recrutador enxergue em você o que ele precisa e te chame para a próxima fase do processo que pode ser uma entrevista de emprego. Nós já falamos aqui sobre boas práticas em uma entrevista de emprego, dá uma olhada.

Deixe sua opinião sobre que tipo de currículo pretende escolher, um mais tradicional ou um inovador? Comente aqui embaixo.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *