Quer ser um profissional na área de tecnologia? Saiba o que esperar

Especialista fala um pouco sobre início da carreira. Foto: Freepik

Com a popularização dos computadores boa parte da vida moderna tornou-se pautada pelo uso de eletrônicos e seus programas. Por conta dessa evolução tecnológica, diversas oportunidades têm surgido para quem procura se especializar em áreas relacionadas à Tecnologia da Informação. Desde trabalhar com suporte a programação, empresas abrem as portas e os softwares para novas mentes que buscam ampliar seus conhecimentos no ramo. Para ajudar você a descobrir o que aguarda quem opta por seguir por esse caminho, conversamos com Freed Muniz, Líder de Projetos SAP, na Accenture, para falar um pouco sobre o que te espera nessa área! Confira!

“Os sistemas não param”

Para começar a trabalhar com tecnologia é preciso entender que o ofício exigirá uma dedicação um pouco maior do que áreas mais tradicionais. É importante estar sempre atualizado e desafios fazem parte da rotina. “A área exige muito de cada profissional e frequentemente precisamos abdicar de alguns momentos pessoais para cumprir as exigências do trabalho, afinal os sistemas não param”, explica Freed.  De acordo com o líder de projetos, o mercado atual demanda, cada vez mais, que as equipes sejam multidisciplinares. “Raramente temos um profissional capacitado em apenas uma ferramenta e/ou tecnologia” conta.

Para ele, a procura por profissionais com habilidades variadas é um diferencial de atuação. Uma gama de conhecimentos múltiplos permite ao colaborador atuar nas mais diversas situações e assim manter um nível elevado de qualidade nos trabalhos realizados. “Estar atualizado é essencial”, afirma.

Busquem conhecimento

Por conta das constantes evoluções tecnológicas, estudar e buscar aperfeiçoamento em diferentes ferramentas é primordial. Para Freed essas são atitudes que fazem a diferença no ramo que, para ele, foi paixão à segunda vista. Depois de tentar vestibular para outra área, sem sucesso, encontrou no curso de Ciências da Computação a motivação que precisava para seguir por um caminho repleto de desafios. “Iniciei o curso apenas para não ficar parado, mas me apaixonei pela área e resolvi seguir com os estudos”, revela.

Ele também alerta para a importância de ter uma faculdade no currículo. “A graduação é extremamente relevante para proporcionar um embasamento sobre as tecnologias e as diferentes áreas de atuação que existem dentro da TI”, explica e completa “É um universo muito dinâmico e exige o tempo todo que os profissionais estejam inovando e se preparando para o futuro”.

Dinamismo é palavra de ordem

Atuando há mais de seis anos na Accenture, atualmente a maior empresa de consultoria do mundo, com clientes em mais de 120 países (incluindo o Brasil), Freed garante que desafios serão sempre encontrados pelos profissionais. “Certamente não haverá tédio e nem a sensação de estar andando em círculos. Cada dia surge uma nova situação que nos permite aprender e crescer profissional e pessoalmente”, assegura.  “Existe uma enorme gama de cursos que possibilitam esta capacitação. Atualmente, o acesso aos materiais é extremamente simples, permitindo que possamos aprender por conta própria, seja na nossa casa, no caminho para o trabalho, etc.”, finaliza.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.