Saiba as 4 perguntas que você PRECISA fazer em uma seleção de emprego

Homem entrevistando candidato a vaga de emprego. Fonte: Freepick

Saiba o que perguntar em uma entrevista de emprego

O momento da entrevista de emprego geralmente é de bastante expectativa para o candidato e de minúcia para o recrutador. Para ambos é a oportunidade de ser escolhido para o trabalho ou cargo desejado e de encontrar o profissional perfeito para a vacância da empresa.

Muita gente acredita que ter uma postura passiva e diligente numa entrevista deixa os recrutadores mais atentos ao seu currículo, crendo erroneamente que demonstrar condescendência é uma forma de se destacar. Quem seleciona quer conhecer o candidato, portanto mostrar sua personalidade não é nenhum problema.

O praxe óbvio é que o selecionador faça uma série de perguntas para identificar o perfil do candidato e entender se ele de fato é a pessoa ideal para ocupar aquela vaga. No entanto o que muitos candidatos ignoram é que a entrevista, além de ser a hora de “vender seu peixe” é também a hora de tirar – quase – todas as suas dúvidas sobre o trabalho pleiteado. Por isso, ao contrário do que muitos candidatos acreditam, sair de uma entrevista sem perguntar absolutamente nada, é um erro.

Por isso, fazer perguntas e interagir de forma ativa durante a entrevista faz você acumular pontos durante a seleção. Por isso, listamos aqui 4 perguntas que você sempre deve fazer durante sua entrevista de emprego. Confira:

1.“Qual a expectativa que o gestor dessa vaga tem em relação ao candidato selecionado”?

Aqui a ideia é mostrar-se interessado de modo mais aprofundado não só pela função que irá exercer como também pelo gestor ou chefe direto caso seja selecionado. Isso sinaliza ao recrutador que para você esta oportunidade é mais que um emprego, demonstra que você deseja de fato conhecer um pouco mais de como será o dia a dia da empresa e que está disposto a manter uma boa relação com seu futuro chefe.

2.“Quem será a equipe com a qual irei trabalhar caso seja selecionado”?

Além de querer saber quais as expectativas do seu possível chefe, demonstrar interesse no perfil da equipe que trabalhará contigo também conta pontos positivos para você. Afinal de contas, como sabemos, ninguém conquista absolutamente nada sozinho, portanto demonstrar que deseja conhecer um pouco mais sobre como se organiza a equipe que você possivelmente irá lidar, é uma boa forma de se colocar, desde obviamente, que o seu tom na pergunta não pareça querer “desvendar algum podre” sobre a empresa e seus funcionários. Então nada de: “é verdade que foi nesse setor que ocorreu tal escândalo na empresa?”.
Aposte mais em: “Qual o perfil dos profissionais que estão na equipe atualmente?”. Já falamos aqui sobre o que nunca falar em seu ambiente de trabalho nesta postagem , por isso perguntas que falem sobre assuntos delicados para a empresa certamente jamais devem ser feitas numa entrevista.

3. “Quais são os desafios prementes para este cargo”?

Mostrar-se interessado em saber mais detalhadamente sobre quais os desafios impostos para o cargo pleiteado por você na empresa, deixa claro para o recrutador que você está mais engajado e comprometido com esta oportunidade do que encarando-a meramente como mais um trabalho. Isso certamente conta mais pontos para você e te põe em posição de destaque entre os recrutadores.

4. “Quais são os valores da empresa”?

Esse tópico é muito importante, pois é necessário que você saiba de fato, de alguém de dentro da empresa o que ela valoriza e se importa e o que não é tão relevante para a cultura da mesma. Porém nem sempre o recrutador será um funcionário da empresa, por isso nem sempre você conseguirá obter essa resposta com riqueza de detalhes. Mesmo assim, vale a pena tentar, pois ainda que esses valores estejam descritos no site oficial da empresa, saber do recrutador essas informações, dará a você a noção de afinidade ou não com o que se espera de um profissional na empresa em questão.

E você, o que achou dessas perguntas? Tem alguma que você acrescentaria a esta lista? Conta pra gente nos comentários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *