Saiba como evitar saias justas no amigo secreto da firma

por Elaine Guimarães

Pixabay

Tradição nas festas de fim de ano, o amigo secreto representa um momento de descontração, mas também, de algumas saias justas. Nem sempre o presente escolhido agrada quem o recebe e os momentos de ‘climão’ durante a descrição do amigo ou amiga secreta podem aparecer na festa. No ambiente corporativo, a brincadeira requer maiores cuidados.

De acordo com a consultora de RH Mayra Pôrto é necessário entender que, por mais que seja um momento de descontração, não se pode esquecer que se trata de uma ambiente corporativo.

“Apesar de toda festa e alegria que envolve o amigo secreto, as pessoas devem manter a etiqueta, pois, trata-se da empresa onde trabalham. Muitas vezes, os chefes ou supervisores participam da brincadeira, logo, não fica de bom tom exagerar”, explica.

Um dos momentos apontado pela consultora como campeão de saias justas é a descrição do amigo ou amiga secreta. “Deve-se ter cuidado na hora de descrever o amigo. Evite expor características positivas ou negativas que possam causar certo constrangimento. Além disso, quando o sorteado for o chefe ou o dono da empresa não se deve exagerar nos elogios, isso pode soar como ‘puxassaquísmo’ e ter um efeito contrário do esperado”, ressalta.

Para evitar qualquer mal-estar é preciso criar regras para o amigo secreto/ Pixabay

A hora de abrir o presente não está isenta de ´climão’. De acordo com Pôrto, em amigos secretos, os quais não são estipulados valores e itens desejados, os momentos deconstrangimento são presentes na brincadeira. “Para evitar qualquer mal-estar é preciso criar regras para o amigo secreto, ou seja, estipular preço máximo e mínimo para os presentes e uma lista para que cada participante escreva o que gostaria de ganhar. Vale salientar que se deve fazer uso do bom-senso sempre”, afirma.

Caso haja dúvidas na hora de comprar determinado item, Mayara aponta que uma alternativa é o vale-presente. “Quando não há lista de presentes ou se desconhece o sorteado, o vale-presente é uma ótima alternativa. No entanto, se mesmo com toda atenção ou cuidados ao presentear, nem sempre o item dado agradará. Neste caso, deve-se agradecer e evitar comentários posteriores. Lembre-se que você convive todos os dias com aquelas pessoas e isso pode refletir negativamente no ambiente corporativo”, comentar.

Para a consultora o importante é aproveitar o momento com moderação e bom-senso. “As festas passam, mas as saias justas ficam marcadas na memória e podem custar, dependendo da gravidade, o emprego”, finaliza.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.