Saiba como passar em concursos com altos salários

Especialistas destacaram as principais fases dos certames. Foto: Pixabay

A aprovação em concursos públicos é o objetivo de muitos profissionais que buscam por estabilidade profissional e financeira. Expectativa de altos salários é o atrativo que mais impulsiona profissionais de direito a conseguir êxito em certames do mais alto grau da carreira jurídica. Professores dão dicas para postulantes que desejam passar em concursos com salários acima de R$ 10 mil e especificam os principais pontos de cada exame.

Conhecimento é poder

De acordo com o professor de direito Fábio Porto, é necessário que os candidatos conheçam a qual tipo de prova que serão submetidos. “Quem está se preparando para um concurso, principalmente um concurso desse porte, deve ter o estudo extremamente dirigido. Não adianta querer estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo”, destacou.

O docente ainda pontuou as principais etapas pelas quais os candidatos serão submetidos em certames para magistratura. “Um concurso para magistratura é dividido em quatro etapas. Uma primeira etapa com prova objetiva. A segunda etapa com prova discursiva, ou seja, questões abertas. Na terceira etapa é normalmente uma sentença, onde será dado um caso concreto, um caso prático, e ele irá elaborar uma sentença. Já a quarta e última etapa é normalmente a prova oral, onde é sorteado um ponto, 24 horas antes e ele irá responder as arguições da banca no dia seguinte”, detalhou.

Para passar direito

A defensora Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DP-RN), Camila Jales, deu dicas para os candidatos que irão prestar concursos para Defensoria Pública dos Estados. Camila ressaltou a importância da realização de questões de certames anteriores e leitura da lei.

“Para concurso você tem que focar os estudos em livros mais simples, em sinopses jurídicas que têm mais dicas que caem e focar em jurisprudência e atualização dos tribunais, que é importante você saber por que todo dia muda e é importante estar acompanhando; realizar bastante exercício, várias questões, principalmente repetindo as que errou; leitura de lei, ou seja, a leitura do código civil, código penal, a lei seca mesmo, porque muitas vezes as pessoas negligenciam, não leem e acaba caindo muita letra da lei em prova, por vezes as pessoas não decoram; fazer revisões também é necessário”.

Camila também destacou as etapas do certame e informou como foi seu processo de preparação. “O concurso que eu prestei foi baseado em quatro fases, são elas: objetiva, subjetiva, oral e avaliação de títulos. Para a prova oral, eu treinei bastante com colegas, fiz um curso, contratei um coach que me ajudava a me expressar melhor e a saber fazer as colocações das palavras. Para a segunda fase, a fase subjetiva, onde o candidato faz uma peça prática de uma atuação comum, (..) e o segredo é você treinar bastante com bastante repetição. A primeira fase, uma fase objetiva que o importante para você ir bem é fazer muitos exercícios de provas anteriores, sempre repetindo e observando onde está os seus erros e acertos”.

Confira certames abertos para profissionais de direito, com salários acima de R$ 10 mil:

Defensoria Pública de São Paulo (DP-SP)

Inscrições: até o dia 15 de março

Vagas: 40

Cargo: defensor público

Edital

Prefeitura de Laranjeiras do Sul (PR)

Inscrições: até o dia 7 de março

Vagas: uma

Cargo: procurador jurídico

Edital

Prefeitura de Painel (SC)

Inscrição: até o dia 6 de março

Vagas: uma

Cargo: Auxiliar Tributário

Edital

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.