Team building: o que é e porque é importante aplicar

team buildingSe sentir pontualmente desanimado com o trabalho é algo que pode acontecer em toda empresa. O desânimo leva ao desgaste e à diminuição da produtividade. No entanto, esse estado é reversível e cabe ao RH da instituição implantar estratégias que gerem mudanças. Estabelecer um bom clima na empresa é fundamental para que os resultados sejam alcançados. Uma das técnicas que pode ser implementada pelo RH é o Team Building. Saiba o que é e entenda a importância de aplicá-la.

Team Building: construindo e fortalecendo equipes

Nem só de conhecimentos técnicos vive um funcionário. É essencial que o profissional desenvolva competências relacionadas ao relacionamento interpessoal, além de outras soft skills. O team building é um treinamento com o objetivo de estreitar os laços de colegas de equipe. Um bom relacionamento entre os membros da organização garante um melhor aproveitamento dos recursos humanos, como são chamados os funcionários.

O team building consiste em aplicar dinâmicas entre os membros da equipe dentro ou fora do ambiente de trabalho. As relações podem ser ampliadas através da prática de atividades físicas em equipe, por exemplo. Nesse tipo de situação são desenvolvidos atributos de liderança, organização, empatia e compreensão do outro. Muitas vezes colegas de equipe convivem seis horas por dia juntos, mas conhecem bem pouco a respeito do outro. A partir do momento que se sabe mais do outro, mais próximas as pessoas ficam e melhor interagem. O termo team building vem do inglês e significa construir/criar equipes ou times.

Quem deve aplicar o team building?

O team building deve ser aplicado pelo RH da empresa a fim de prevenir a desmotivação ou atritos entre os funcionários da empresa. Uma das vantagens do team building é a capacidade de construir as relações de forma orgânica. Ou seja, através do contato com outros membros da equipe fora da rotina de trabalho é possível que a interação aconteça de forma natural.

Por que o team building é importante?

A cultura da empresa precisa ser internalizada em cada um dos funcionários e para isso eles devem se sentir valorizados. O team building além de fortalecer equipes, mostra que a empresa enxerga as pessoas que trabalham para ela como indivíduos que possuem a necessidade de serem compreendidos e de compreender o outro. Ao reconhecer a finalidade do desenvolvimento de habilidades que estão além da técnica, a empresa demonstra valorizar o profissional como um todo. Esse reconhecimento acaba refletindo no bem-estar e na consequente boa produtividade do colaborador.

Quer fortalecer ainda mais a equipe de sua empresa? Conheça 5 vantagens do processo onboarding para integrar funcionários!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.