Todo mundo precisa de um perfil de liderança? Entenda!

Se antes, as empresas exigiam experiências para exercer determinado cargo, agora, os requisitos, em sua grande maioria, são um pouco mais específicos: possuir perfil de liderança.

O fato é que muitos ainda se perguntam se possuem ou até mesmo estão preparados para possuir um perfil de líder.

De acordo com especialista em Recursos Humanos, Mônica Andrada, “Saber ser um bom líder é uma das competências exigidas para qualquer função, principalmente quando se trata de um cargo de liderança”.

Mas caso você ache que não tenha essa característica, não se desespere. Mônica explica que quando uma pessoa não nasce com tal característica, pode desenvolvê-las, de acordo com o conhecimento que for adquirindo, em vivências no trabalho.

Mas afinal, é preciso ter liderança?

Mônica ressalta que todo ambiente corporativo de sucesso precisa de pessoas com espírito de liderança. Sendo cada uma com suas qualidades específicas. Por essa razão, muitas empresas também buscam investir em seus colaboradores estrategicamente.Tudo acontece no intuito de prepará-los nos variados tipos de liderança, a fim de organizar ainda mais seus times e núcleos.

Dessa forma, é necessário entender que essas variações resultam da combinação dos mais diversos aspectos, como personalidade, passando pelo mindset, preferências, ambições e limitações, até chegar às experiências anteriores e aos valores pessoais.

Tipos de Liderança

Se você identifica em si mesmo características como atitude, proatividade e determinação, já possui muito do que é necessário para ser um/a grande líder e pode se dar bem em algumas profissões.

Segundo Mônica, existem vários tipos de perfis de líderes, são eles:

  • Democrático-  Destaca-se pelo poder da escuta do outro, fazendo com que toda equipe consiga desenvolver habilidades. É do tipo comunicativo e adere ao consenso na hora da decisão do grupo como um todo. O líder com esse perfil considera que os membros da equipe tem uma certa maturidade e conhecimento para poder participar.  
  • Autocrático- É caracterizado por ser mais exigente e comanda com mais firmeza. Tem como princípio que todo dever tem de ser cumprido com excelência. Esse é também o líder que provoca mudanças e mobiliza a equipe a fazerem algo de sua proposta.
  • Paternal- é o tipo de perfil que preza pelo relacionamento com a equipe, construindo relações mais fraternas, valorizando o lado emocional do grupo. Destaca-se, principalmente, pela facilidade em resolver conflitos internos.
  • Treinador- Focado em desenvolver o potencial de cada colaborador,  ele busca incentivar cada um nos seus objetivos e pontos fortes. Nesse perfil, o líder costuma mostrar como faz e faz questão de ver todas equipe também desenvolvam tal função. Cria também planos de ação para orientar e faz uso do “tente de novo”, “você pode”, capaz de identificar pontos fortes e fracos com extrema rapidez.
  • Centralizador- Conhecido por tomar decisões sem consultar, tem por característica a dificuldade de delegar funções. Isso acontece, principalmente, quando os profissionais em coletivo possuem baixa maturidade para designar algumas funções sozinhos. É um líder voltado para capacitar. 
  • Liberal- acontece para líderes que já têm uma equipe com nível de maturidade  e conhecimento das tarefas pelos profissionais da equipe. O líder delega poderes para um ou mais membros da equipe e fica a disposição para o que for necessário, sem necessariamente acompanhar a execução das tarefas.
  • Inspirador- Como o próprio nome já diz, é o tipo de perfil de estimula e inspira seus subordinados. Raramente precisa delegar funções, pois toda a equipe trabalha em consciência para otimização de cada tarefa. É um dos típicos profissionais motivacionais da equipe, que impulsiona ao crescimento.

Ficou interessado em saber mais sobre esse assunto? Conheça o papel do gestor e líder!

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.