Tudo que você precisa saber para encarar sua primeira entrevista de emprego

Esperando a entrevista de empregoDepois de elaborar o currículo perfeito, pesquisar sobre a empresa e a vaga pleiteada, se preparar para as perguntas mais frequentes em processos seletivos e escolher a roupa ideal para a ocasião, eis que chega o aguardado momento da entrevista. É agora a sua chance de mostrar ao recrutador um pouco do seu potencial e, de fato, ‘vender o seu peixe’. Seleções de emprego não costumam ser tão diferentes umas das outras. Se esta é a sua primeira vez, dá uma olhada no que deverá acontecer.

LEIA MAIS
Cinco habilidades que fazem os olhos dos recrutadores brilharem
Pequeno manual de boas práticas para entrevistas de emprego

Antes

Pra começar, é importante que você chegue com antecedência ao local da entrevista. Pontualidade é uma qualidade apreciada em qualquer ambiente e, certamente, contará pontos positivos na sua avaliação. Este, aliás, é outro detalhe importante, você estará sendo avaliado a todo momento, portanto, desde sua chegada, até sua saída da entrevista, mantenha postura profissional. Provavelmente, haverá outros candidatos esperando no mesmo lugar, procure ser simpático e educado e evite comentários ou conversas desrespeitosas ou até mesmo desnecessárias. Se esforce para controlar o nervosismo e o medo, passar tranquilidade e confiança fará o recrutador ter uma boa impressão sua.

Durante

Ao entrar na sala do entrevistador, esteja focado no momento. Seja educado, cordial, fale com tom seguro e sempre olhe o interlocutor nos olhos, isso demonstrará firmeza. Se você é daquelas pessoas tímidas, tente vencer sua timidez e converse abertamente com a pessoa do outro lado da mesa. Fale sobre suas experiências, habilidades e pretensões dentro da empresa. Não esqueça de levar uma cópia do seu currículo impressa – provavelmente o recrutador já terá visto seu resumo profissional mas é interessante estar com ele sempre em mãos. Sorria, é mais agradável conversar com pessoas de sorriso fácil. Mas, cuidado, não confunda uma postura amistosa com excesso de intimidade. Não faça piadas, nem brincadeiras e jamais fale palavras de baixo calão. Pergunte o que for preciso para não sair da entrevista com dúvidas e certifique-se de deixar o local com um prazo para  o resultado da seleção.

Depois

Os momentos que se seguem após a entrevista costumam ser de ansiedade e apreensão. Se o recrutador lhe deu uma data prazo para a resposta do processo, aguarde. Não é adequado ficar ligando para a empresa em busca de uma posição. Caso você não seja selecionado, é  de bom tom enviar um email para o entrevistador agradecendo pela oportunidade. Isso causará uma boa impressão e fará seu nome ser lembrado pela postura educada e gentil podendo deixar as portas abertas para você. E, em caso de aprovação, não relaxe. Cumpra as demais etapas respeitando os prazos de entrega de documentação e realização de exames ocupacionais, por exemplo.

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *