Um plano de carreira pode ser a chave para o seu sucesso

Saber onde se quer chegar pode ser um atalho no caminho para o sucesso. Por isso, é importante que, mesmo antes de ingressar no mercado de trabalho, o estudante de graduação comece a elaborar o seu plano de carreira. A vida profissional é o resultado de um conjunto de escolhas e, diante do cenário atual – com mercados cada vez mais competitivos, seleções rigorosas e falta de estabilidade – estar planejado e consciente dos próprios objetivos pode ser a chave para uma carreira bem sucedida.

O plano de carreira não precisa ser trabalhado a longo prazo. É importante estar preparado para as reviravoltas dos caminhos profissionais, portanto, começar com um planejamento para um ou dois anos pode ser o ideal. Conheça cinco vantagens de trabalhar com um plano desse tipo e elabore o seu agora mesmo.

1 – Foco

Onde você pretende chegar? Em que direção deseja seguir? O plano de carreira funciona como uma bússola guiando o profissional até o ponto em que ele sonha alcançar.

2 –  Autoconhecimento

Elaborar um plano como este funciona como um exercício para o autoconhecimento. Entender qual o seu perfil, habilidades, limites e, sobretudo, quais seus valores, certamente te ajudarão a decidir que caminhos trilhar e quais objetivos a serem conquistados. Saber quem você pode te ajudar a se colocar no mercado de maneira verdadeira e incisiva.

3 – Tomada de decisões

A interferência externa pode levar o profissional à tomada de decisões equivocadas. Tendo claro quais seus objetivos e necessidades é possível decidir de maneira mais consciente e clara, sobretudo em momentos de dificuldade.

4 – Destaque em seleções

Ciente de seus objetivos profissionais você será capaz de escolher melhor em quais processos seletivos se candidatar e como se sair neles. Mostrar ao recrutador, de maneira mais assertiva, os motivos pelos quais está interessado em determinada vaga pode ser um diferencial perante os demais candidatos.

5 – Estímulo

Ter objetivos definidos certamente funcionará como um estilo para sua trajetória profissional. SAbendo onde se deseja chegar você poderá buscar por caminhos mais viáveis até lá e, certamente, construirá uma trajetória mais plena e feliz, sendo capaz de desenvolver suas habilidades e desempenhando um trabalho que gera resultados.

Gostou dessas dicas? Conta pra gente se você já havia pensado em ter um plano de carreira?

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *