Vai carnavalizar? Cuidado para não dançar nas redes sociais

selfieChegou o carnaval! São quatro dias para brincar, festejar e extravasar tudo aquilo que fica adormecido durante o resto do ano. A festa mais popular e irreverente do país dá às pessoas uma ‘licença’ para agirem de forma mais leve e descontraída mas, em tempos de redes sociais – onde se compartilha de tudo – é preciso tomar certos cuidados para não acabar sujando sua imagem profissional. Na hora de dividir seus momentos carnavalescos, lembre-se de quem vai ter acesso aquele conteúdo para não fazer feio junto a clientes e colegas de trabalho. Antes de postar, fique atento a estas dicas.

“Postei e corri”

Antes de clicar na opção ‘postar’ faça uma rápida reflexão: será que eu vou me arrepender depois? Evite compartilhar qualquer material sob efeito de impulso, sobretudo após ter consumido bebidas alcoólicas ou em momentos de animação exacerbada. Você pode acabar exagerando na postagem e compartilhando um pouco além do que deveria.

Expectativa X Realidade

Durante o Carnaval, certamente, você vai tirar muitas fotos e selfies. Registrar a multidão pulando, as fantasias mais engraçadas e os encontros com os amigos é muito legal, mas, na hora de publicar as imagens é importante apelar para o bom senso. Cuidado com fotos nas quais você apareça segurando bebidas – ou sob efeito delas – ou em situações que possam ser, de algum modo, constrangedoras. Isso também vale para quem estiver ao seu lado nas fotografias. Lembre-se de checar se os amigos se sentem confortáveis com a divulgação das fotos. Outra dica é habilitar a revisão de marcação no post, desse modo você evita de se ver em fotos que você mesmo não publicaria.

Amigos – Família – Público – Restrito

Quem vai receber o conteúdo que você está compartilhando? É importante pensar nisso antes de subir aquelas fotos engraçadas ou comentários mais carnavalescos. Para evitar situações chatas, você pode segmentar seus posts. É só criar grupos e selecionar quais podem ter acesso aquele conteúdo.

“Perco o amigo mas não perco a piada”

No Carnaval todo mundo se sente mais à vontade para brincar com os amigos. Cuidado para não levar as brincadeiras longe demais com aquelas pessoas com quem você mantém relações profissionais. Na hora de comentar os posts dos colegas e clientes, mantenha sempre o respeito e lembre-se que, a folia passa e você não vai querer que ela deixe marcas desagradáveis.

Trabalho é trabalho

Algumas pessoas preferem manter, nas redes sociais, dois perfis, um corporativo e outro pessoal. Se este é o seu caso, talvez o primeiro possa ficar um pouco offline enquanto você curte a festa. Prefira compartilhar seus momentos de folião no perfil pessoal. Caso queira dividir com clientes e parceiros de trabalho algo do seu carnaval, lembre-se de todas as dicas acima.

Senha pessoal e intransferível

Mantenha sua conta segura, não divulgue sua senha. Uma outra pessoa pode entrar em seu perfil e compartilhar conteúdos que não são do seu agrado, comprometendo sua imagem. A senha é algo pessoal e apenas você deve conhecê-la.

Leia também: O que não falar no ambiente de trabalho

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.