Vai Participar de uma entrevista de emprego? Saiba se pode falar sobre salário

A Analista de Recursos Humanos Yara Cysneiros dá sua opinião sobre o assunto

Participar de uma entrevista de emprego nem sempre é encarado com tranquilidade. Mesmo sendo comum, os candidatos ainda carregam muitas dúvidas acerca do processo. Um desses questionamentos é sobre a questão salarial. Além de discutir as atribuições e responsabilidades, o valor a ser pago também precisa ser deixado claro durante a conversa para que seja evitado algum tipo de surpresa.

Para a analista de Recursos Humanos Yara Cysneiros, antes de mais nada, o participante deve pesquisar todas as informações possíveis sobre a vaga. “É importante que o candidato  entenda o que está buscando e se de fato se identifica e se vê nessa posição. É importante demonstrar o real interesse no processo, visto que se de fato ele for o selecionado, essa será uma relação que se inicia desde o primeiro contato e precisa ser pautada na transparência”, explica. 

De acordo com Yara, um dos objetivos da entrevista é que não fiquem questionamentos para o candidato após a conversa. “O ideal é que ele saia do processo com todas as dúvidas esclarecidas para não gerar uma falsa expectativa”, destaca. Quanto a dúvida sobre o salário, Yara aconselha que o participante aguarde até o final da entrevista antes de fazer algum questionamento. Contudo, espera-se que na divulgação da vaga, o valor já esteja indicado entre as informações. 

“Caso não seja dito no anúncio, ele pode esperar que o selecionador informe. Caso não informe, ele pode perguntar ao final se irão falar de salário nessa etapa do processo”, afirma. “Se achar pouco, não é delicado questionar”, continua. “O ideal é que ele avalie a proposta e verifique se remuneração e benefícios atendem às suas expectativas, a não ser que seja questionado sobre pretensão salarial”, encerra.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.