Veja o que pode e o que deve ser evitado no grupo de trabalho no WhatsApp

Uma das maneiras mais fáceis de manter a comunicação no trabalho surgiu na era digital, através dos grupos corporativos de WhatsApp. O aplicativo tornou-se um grande facilitador na hora de envio rápido de arquivos, compartilhamento de informações importantes, sala de reuniões ou outras atividades dentro do horário de expediente. Tem sido um recurso ainda mais importante, para atividades remotas, diante do cenário de pandemia. 

Segundo um levantamento feito pelo grupo Regus, multinacional que aloca espaços de trabalho, coworking e escritórios mobiliados em Business Centers em todo o mundo com 44 mil executivos em vários países, o WhatsApp é adotado por 95% dos profissionais, seguido pelo Skype e Facebook Messenger. No entanto, é preciso ter cautela ao utilizar a ferramenta de mensagens durante e fora do expediente. Fique atento à dicas abaixo:

1-Mensagem fora do expediente

Não é nada agradável ser acordado pelo toque do WhatsApp, ainda mais quando se trata de uma mensagem sem qualquer importância. Evite mandar mensagens muito cedo ou muito tarde, ou até mesmo nos dias de folga.

2-Áudios em excesso

As mensagens de voz se tornaram um grande atalho para as conversas, mas sempre há aquele usuário que usa e abusa do recurso, por isso, é importante ter cautela. O problema é quando o recurso de áudio acaba deixando a comunicação cansativa. Ser objetivo com mensagens escritas é o mais prudente.

3-Cobrança de respostas em público

Ainda que o WhatsApp “dedure” as pessoas que leram a sua mensagem, não é muito agradável ser cobrado por uma resposta. Nem sempre a pessoa que está on-line está disponível para te atender. Se a situação for urgente, é interessante procurar e falar diretamente no privado ou até mesmo por ligação.

4-Frases cortadas

Alguns usuários do WhatsApp não economizam nas interações e, ao invés de formular uma frase, enviam palavra por palavra. Pode parecer um detalhe bobo, mas a cada mensagem, o remetente recebe uma notificação, o que pode incomodar bastante. Atentar-se a esse ponto também é indispensável no grupo corporativo. 

5-Uso de figurinhas

Algumas empresas usam em seus grupos figurinhas e emojis para deixar a comunicação mais divertida e leve. No entanto, fazer uso desses recursos exageradamente também pode gerar uma interpretação negativa por parte dos colegas de trabalho. 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.