Você sabe o que é um headhunter?

Headhunter com currículoEles conhecem as melhores oportunidades do mercado e os profissionais mais indicados para elas. Os headhunters – ‘caçadores de cabeças’, na tradução literal – são os especialistas que trabalham em função das grandes corporações e, também, dos executivos e profissionais mais gabaritados, servindo como mediador entre os dois.

Como atua um headhunter

É preciso ter sensibilidade para identificar, selecionar, mediar e recrutar novos executivos para as empresas. Os headhunters caçam profissionais de alto escalão para posições estratégicas em diretorias, gerências e supervisão. Eles estão sempre atentos – e acumulando nomes em sua rede de relacionamentos – para oferecer o melhor que há no mercado para seus clientes.

Também é necessário conhecer bem a empresa para qual se trabalha e as especificidades da vaga disponível. Desse modo, é possível atender tanto às necessidades desta primeira quanto às do profissional selecionado. Ao mesmo tempo, o headhunter pode trabalhar na busca de melhores oportunidades para executivos que estejam na ativa, sem que estes precisem se expor, pesquisando novas oportunidades e negociando uma possível recolocação.

O que um headhunter precisa ter

Não existe uma formação específica para se tornar headhunter. Mas existem algumas habilidades necessárias para o exercício da função como boa comunicação, carisma, dinamismo, curiosidade e capacidade de negociar. É preciso, também, conhecer a fundo sua área de atuação e, sobretudo, ter bastante energia pois algumas seleções podem durar de 45 dias a seis meses.

Portanto, o headhunter está sempre atento aos profissionais que mais se destacam no mercado, por isso, investir na sua qualificação é essencial.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.